CURSO "CONTANDO HISTÓRIAS"

  MINI-CURSO: "Contando histórias"

Breve Ementa:

*Histórias da Oralidade 

*A criança e a Literatura Infantil

*Fábulas, Lendas e Contos

*Literatura Infantil Contemporânea

*A função social da Literatura e sua ideologia

*Técnicas de contar as histórias (técnicas e jogos teatrais) 

*Tipologia de um contador de histórias

*Você e sua história

*Os 5 sentidos como criação

*O “estado” do contador de história

* Os recursos que podem ser 

utilizados: (objetos, palavras, sons, texturas, gostos) 

*O preparo do espaço cênico e sua magia
 

MINISTRANTE:  Iara Ribeiro

IARA RIBEIRO 

 

Área Acadêmica

Graduada em Inglês-Português e Especialista em Literatura pela UEM, com trabalho de tese: “Os jogos e as técnicas teatrais para o ensino da Poesia”.

Iniciou seu Mestrado em Letras pela UEM, onde realizou 3 disciplinas, encerrando este ciclo posteriormente.

Especialista em Dança, com  o Artigo “Dança-Teatro  como revolução do sujeito e transformação social”,  com o Orientador Dr.  Antonio Monteiro (UEM)

Iniciou em 2016 Mestrado em Filosofia na UEM

Área  Arte-Educação

 Ministra cursos  para professores desde 2001, como: “Literatura Infantil”, “Contação de histórias”, “Teatro: um novo caminho na escola”,  “A dança na escola” entre outros.

Desde 2006, ministra disciplinas voltadas a arte-educação em Faculdades de Pós Graduação, citando: Instituto Superior de Ensino do Paraná e Faculdades Dimensão e pólos em outros locais.

Área artística

Profissional nas áreas: Atriz e  Diretora Teatral

Atriz: DRT n. 15828/PR

Direção Teatral/Sonoplasta, Cenário e Iluminação: DRT n. 0024582

Diretor de Produção, Operador de Luz e Operador de Som: DRT n. 0018656/PR

Assistente de Direção: DRT n. 0024582/PR

Atriz,  Palhaça, Dramaturga  e Diretora Teatral, com vasta experiência na área teatral e circense.

Ministra Cursos de Teatro  desde 1992 pela Cia Pedras no qual foi fundadora, e desde 2007 ministra o Curso de Teatro no Sesc Maringá, e também  aulas de Circo e Dança intitulada “livre”.

Fundou o primeiro grupo com 3 artistas em 1986, com o nome de “Camaleão”,  quando ainda era adolescente, ficando com o mesmo 7 anos (em idas e vindas), representando a euforia das críticas sociais das músicas e poesias.

Em 1992 entrou para a Cia Quilombo, dirigida por Newdemar de Souza, onde trabalhou 3 anos e em 1994 funda  Cia Pedras Teatro Circo, completando em julho de 2016, 22 anos, situada na Av. Bento Munhoz da Rocha, 545 – Zona -07 – Maringá, onde forma um total de 5 turmas de teatro, circo, dança e capoeira, totalizando em média 70 alunos por ano.

Participou de vários cursos livres na área de Teatro, Capoeira, Circo, Dança Contemporânea pelo Paraná. Pesquisadora de movimentos livres, conscientização corporal, aplicado em suas aulas de Circo e Teatro.

Contadora de história, utilizando:  dinâmicas corporais, circenses, teatrais, dança livre, dança-teatro , manipulações de objetos, entre outros,  transformando elementos imaginários em cena. Atendeu vários Escolas, Prefeituras e Sesc com Contação de histórias.

Morando sempre no Paraná, fez vários cursos com nomes renomados do Teatro, Mímica, Dança  e do Circo: Luis Louis, Hugo Mengareli, Luthero de Almeida, Sérgio Oliveira, Chacovachi, Alfredo Gomes, Marilda kobachuk,  Talita Oler, Carlos Biagiolli, Fernando Vieira, Alberto Gaus, Valmir Perez  e tantos outros.

Porém com uma busca incessante da criação do seu próprio trabalho, do seu próprio jeito de organizar e ministrar seus cursos e espetáculos, acompanhada é claro por suas pesquisas e estudos ladeados por:  Bertold Brecht, Constantin Stanislavski, Augusto Boal, Aristótoles, Marceu Marceul, Etienne Decreux, Anton Artaud, Jerzy Grotowskim Anton Artaud,  e outros grandes nomes do Teatro e da Arte  Mundial.

Na poesia nomes como: Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, Charles Baudelaire Mário Quintana, na música: Titãs, Raul. Cazuza, Pink Floyd  e tantos outros que nortearam seus trabalhos e sua inquietação...

Neste caminho trilhado além de espetáculos de criação coletiva, espetáculos de sua própria autoria e nomes da literatura mundial, citaremos aqui alguns: Mistura Fina (Criação Coletiva) do Grupo Camaleão,  Andarilhos de Cordel de Iara Ribeiro com Cia Pedras,   Piquenique no Front de Fernando Arrabal com o Quilombo, Valsa n. 6 de Nelson Rodrigues com a Cia Pedras,  Amor por Anexins de Arthur Azevedo, também com a Cia Pedras e inúmeros outros (ver repertório da Cia),  sem falar nos espetáculos de conclusão de curso dos alunos da Cia, ondem os Cursos da Cia Pedras formam em média 5 turmas de teatro por ano, muitos destres alunos: trabalhando na área e com seus próprios espaços. 

 “Na verdade nomear o que é mais importante na carreira artística,  é deveras “injusto”, porque em cada espaço, em cada pessoa que passa por nossos olhos,  nos fazem crescer”.

 

INFORMAÇÕES SOBRE O MINI-CURSO

Requisitos:  Professores, estudantes de teatro, interessados em geral (a partir de 14 anos)

Local: Cia Pedras Teatro Circo

Dia:  27/05/18

Horário: 9:00 as 12:00 e 13:00 as 17:00

Mínimo e máximo: Mínimo  6 e máximo 16 participantes

Declaração de participação  (somente para quem solicitar e realizar a carga horária completa)

Investimento: R$200,00 (pagamento à vista até 15 de maio)

                        R$250,00 (pagamento no dia do mini curso)

Lembrando que: Para garantir a vaga, deve ser efetuado 30%   do valor, com assinatura na declaração de participação.

OUTROS:

Deverão vir com roupa confortável para os exercícios e “livres” para o jogo da Arte!!!

No dia anterior, não comer gorduras, refrigerantes, álcool e outros...

Lanche para partilha: Levem sucos, bolachas, bolo, sanduíches  e outros (para partilhar em 10 minutos nos períodos). Por favor não  levar refrigerante e nada gorduroso

MATERIAIS:  Os materiais solicitados serão de fácil aquisição, para não terem gastos além do valor do curso. Levar  livrinhos infantis, histórias e outras que tenham interesse em fazer uma "contação de histórias",  objetos diversos (grandes e pequenos),  bexigas, sulfites, lápis de cor, giz de cera, canetas. 

Venha realizar sua inscrição a CIA PEDRAS TEATRO CIRCO, fica na Av. Bento Munhoz da Rocha,545 - Zona 07, nosso telefones são (44) 3025-2325 e (44) 99116-498. Nosso atendimento é de segunda a quinta das 14:00 as 20 :00e sábado das 13:00 as 17:00.

 

                                                     PARA QUEM NÃO PODE REALIZAR A  INSCRIÇÃO PESSOALMENTE:

 

  1. Solicite a inscrição on line   no CONTATOS do site da  CIA PEDRAS TEATRO CIRCO,  que é: www.ciapedrasteatroecirco.com.br, com o assunto: CONTANDO HISTÓRIAS.
  2. Preencher  a ficha e a declaração de participação
  3. Realizar   o pagamento , segue dados da Conta da Empresa: Banco Itáu Ag. 3788 C.C. 39199-7 A. F. Braga & Ribeiro Ltda, 
  4.  Em seguida envie o comprovante  de pagamento, juntamente com a  ficha e a declaração . Sua vaga já estará garantida!
  5. Chegar no dia com roupas apropriadas e com os materiais solicitados, em média  15 minutos antes.

 

SERÃO HUMAMENTE BEM VINDOS!


 

CIA PEDRAS TEATRO CIRCO

Av. Bento Munhoz da Rocha Netto, 545 – Zona 07

(44) 30-252325/99116-2498

Maringá – Paraná

 

                                                             MAIORES INFORMAÇÕES, ESTAREMOS A DIPOSIÇÃO! 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!